Nossa História
No dia 24 de outubro de 1983 foi publicado o edital de convocação da assembléia para a fundação da Associação Profissional dos Trabalhadores na Industrias da Alimentação de Governador Valadares, pelo então presidente da coordenação provisória pró-fundação da associação, companheiro Adalton Ramos de Almeida, a assembléia ocorreu no dia 30 de outubro de 1983. Nesta reunião foram discutidos e aprovados a fundação da associação; criação do estatuto, eleição da diretoria, Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes e as mensalidades da entidade.
Nesta mesma assembléia foram eleitos os seguintes trabalhadores da chapa inscrita: Presidente: Delson Luiz Peres; Secretário: Ademil Elias de Souza; Tesoureiro: José Geraldo Soares da Silva; Suplentes da Diretoria: José Antônio Teixeira, José Carvalho Nazaret e Ademir Lopes Pereira; Conselho Fiscal Efetivo: José Luiz Borges, Pedro Adolfo da Silva e José Roberto Soares de Sales; Suplentes do Conselho Fiscal: Izaias Ribeiro da Silva, Ademar Boechat Lopes e José Dias dos Santos. Foi declarado o número de 45 associados da categoria profissional e as respectivas listas com nomes. A sede funcionou provisoriamente na rua Mato Grosso, nº 115, bairro de Lourdes em Governador Valadares com moveis doados.
No dia 24 de junho de 1985 a associação foi transformada em Sindicato, nesta época contava com o número de 244 associados, foi convocada uma assembléia através de edital, para dar andamento no processo de transformação e nesta assembléia foi aprovado também o novo estatuto da entidade. No dia 30 de janeiro de 1986, o Ministério do Trabalho na pessoa do Ministro Almir Pazzianotto concedeu ao Sintina a Carta Sindical dos Trabalhadores nas Industrias da Alimentação de Governador Valadares.
O SINTINA – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, Panificação, Confeitaria de Governador Valadares e Região do Leste de Minas Gerais, entidade Sindical de 1º Grau, reconhecido pelo Ministério do Trabalho, representando todos os trabalhadores das Indústria da Alimentação, Panificação e Confeitaria que compõe a base territorial do sindicato, em 55 municípios da Região do Leste de Minas Gerais, representando aproximadamente 5.000 (cinco mil) trabalhadores.
O SINTINA, tem por razão de sua existência: orientar, fazer a defesa legal e representar os trabalhadores, perante o poder executivo, autoridades legislativas e judiciárias, solucionando os problemas relacionados aos trabalhadores.
Nossa Missão:
“Defender e promover a busca de salários compatíveis com as necessidades dos profissionais e das tarefas que executam, lutar por melhores condições de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores representados e, também, promover ações que resultem na conquista da cidadania plena.”